"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova." (Gandhi)

1 - A Lista de Schindler

A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

1 – Identificar o processo de dominação nazista
2 – Analisar a repressão nazista aos judeus
3 – Identificar agentes contrários ao regime nazista dentro do próprio partido
4 – Descrever os campos de concentração e os agentes envolvidos
5 – Comentar o desfecho da história 

2 - O Pianista


O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

1 – Identificar o processo de dominação nazista
2 – Descrever a comunidade judaica retratada no filme
3 – Analisar o papel da polícia judaica
4 – Descrever os campos de concentração e os agentes envolvidos
5 – Comentar o desfecho da história


3 - A Onda 

Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais.

1 – Identificar as relações entre professor-aluno e aluno-aluno.
2 – Analisar os mecanismos de educação e suas múltiplas formas de interpretações.
3 – Descrever a sociedade em que os agentes estão inseridos.
4 – Analisar como um regime (semelhante ao nazismo) foi capaz de envolver os alunos.
5 – Comparar “a onda” com o nazismo.

4 - O Menino do Pijama Listrado

Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

1 – Identificar o processo de dominação nazista.
2 – Analisar a condição de vida imposta aos judeus pelos nazistas.
3 – Identificar aspectos presentes nos campos de concentração.
4 – Analisar e descrever os métodos e mecanismos de “educação” nazista.
5 – Comentar o desfecho da história quanto a “igualdade” e “segregação” entre alemães e judeus.


5 - Círculo de Fogo

Vasily Zaitsev (Jude Law) é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político (Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de elite (Ed Harris) com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.

1 – Identificar o processo de resistência soviética.
2 – Analisar a importância da ideologia comunista.
3 – Identificar o poderio bélico soviético.
4 – Analisar a importância do “herói” como motivador para os soldados soviéticos.
5 – Comentar o desfecho da história.

6 - A Queda - As Últimas Horas de Hitler

Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a Segunda Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.

1 – Identificar as relações sociais dos agentes envolvidos
2 – Analisar o nacionalismo exagerado que envolve diversas camadas da sociedade
3 – Analisar os conflitos vividos pelos nazistas durante o confinamento
4 – Descrever a personalidade de Hitler
5 – Comentar o desfecho da história.


7 - Operação Valquíria

Segunda Guerra Mundial. Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.

1 – Identificar o aparato de comunicação do sistema nazista
2 – Analisar as relações sociais.
3 – Identificar agentes contrários ao regime nazista dentro do próprio partido
4 – Descrever os ideais de ambos os grupos dentro do partido nazista
5 – Comentar o desfecho da história 

8 - Bastardos e Inglórios

Segunda Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.

1 – Identificar os grupos envolvidos
2 – Analisar a repressão nazista aos judeus
3 – Identificar as relações sociais
4 – Descrever e analisar os métodos e mecanismos de resistência
5 – Comentar o desfecho da história 

9 - Cartas de Iwo Jima

Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.


1 – Analisar as relações entre norte-americanos e japoneses antes do início do conflito
2 – Descrever as estratégias de guerrilha utilizadas pelos japoneses
3 – Analisar a ideologia japonesa quanto a questão da honra na guerra
4 – Descrever as relações sociais entre os soldados japoneses
5 – Comentar o desfecho da história 

10 - A Conquista da Honra



Fevereiro de 1945. Apesar da vitória anunciada dos aliados na Europa, a guerra no Pacífico prosseguia. Uma das mais importantes e sangrentas batalhas foi a pela posse da ilha de Iwo Jima, que gerou uma imagem-símbolo da guerra: cinco fuzileiros e um integrante do corpo médico da Marinha erguendo a bandeira dos Estados Unidos no monte Suribachi. Alguns destes homens morreram logo após este momento, sem jamais saber que foram imortalizados. Os demais permaneceram na frente de batalha com seus companheiros, que lutavam e morriam sem qualquer ostentação ou glória.

1 – Analisar a construção do mito e sua importância para a “soberania” norte-americana
2 – Descrever as relações sociais entre os soldados norte-americanos
3 – Analisar o destino dos soldados após a tomada da ilha
4 – Analisar a construção e importância do “herói” para uma nação em guerra.
5 – Comentar o desfecho da história 



* Orientações:

O trabalho deve ser feito individualmente.
Manuscrito.
O roteiro é apenas um norteador, o trabalho pode e deve conter impressões particulares de questões não apresentadas aqui

  

Um comentário: Deixe o seu comentário

MAIS..

Traduzir

Pesquisar neste blog