A inusitada história de
Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor,
"armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de
tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era
membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas
vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No
entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o
impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil
judeus dos campos de concentração.
1 – Identificar o
processo de dominação nazista
2 – Analisar a repressão
nazista aos judeus
3 – Identificar agentes
contrários ao regime nazista dentro do próprio partido
4 – Descrever os campos
de concentração e os agentes envolvidos
5 – Comentar o desfecho
da história
O pianista polonês
Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de
Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a
invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos
judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra
o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para
encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à
captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração.
Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios
abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
1 – Identificar o
processo de dominação nazista
2 – Descrever a
comunidade judaica retratada no filme
3 – Analisar o papel da
polícia judaica
4 – Descrever os campos
de concentração e os agentes envolvidos
5 – Comentar o desfecho
da história
Em uma escola da
Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre
anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger é colocado para
dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos
da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um
governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda"
ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o
professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar
"A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real.
Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar
com "A Onda", mas aí já é tarde demais.
1 – Identificar as
relações entre professor-aluno e aluno-aluno.
2 – Analisar os
mecanismos de educação e suas múltiplas formas de interpretações.
3 – Descrever a
sociedade em que os agentes estão inseridos.
4 – Analisar como um
regime (semelhante ao nazismo) foi capaz de envolver os alunos.
5 – Comparar “a onda”
com o nazismo.
Alemanha, Segunda Guerra
Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial
nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de
concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda
com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que
fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide
explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade
parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma
cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez
mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
1 – Identificar o
processo de dominação nazista.
2 – Analisar a condição
de vida imposta aos judeus pelos nazistas.
3 – Identificar aspectos
presentes nos campos de concentração.
4 – Analisar e descrever
os métodos e mecanismos de “educação” nazista.
5 – Comentar o desfecho
da história quanto a “igualdade” e “segregação” entre alemães e judeus.
Vasily Zaitsev (Jude
Law) é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político
(Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra
Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e
desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de
elite (Ed Harris) com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de
toda a Rússia.
1 – Identificar o
processo de resistência soviética.
2 – Analisar a
importância da ideologia comunista.
3 – Identificar o
poderio bélico soviético.
4 – Analisar a
importância do “herói” como motivador para os soldados soviéticos.
5 – Comentar o desfecho
da história.
Traudl Junge (Alexandra
Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a
Segunda Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava
confinado em um quarto de segurança máxima.
1 – Identificar as
relações sociais dos agentes envolvidos
2 – Analisar o nacionalismo
exagerado que envolve diversas camadas da sociedade
3 – Analisar os
conflitos vividos pelos nazistas durante o confinamento
4 – Descrever a
personalidade de Hitler
5 – Comentar o desfecho
da história.
Segunda Guerra Mundial.
Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um coronel que retorna à Alemanha
gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma
conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph
Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação
Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que
conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha
destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de
Hitler.
1 – Identificar o
aparato de comunicação do sistema nazista
2 – Analisar as relações
sociais.
3 – Identificar agentes
contrários ao regime nazista dentro do próprio partido
4 – Descrever os ideais
de ambos os grupos dentro do partido nazista
5 – Comentar o desfecho
da história
8 - Bastardos e
Inglórios
Segunda Guerra Mundial.
A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o
encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo
de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior
número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna
Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do
coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela
se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio
de se vingar.
1 – Identificar os
grupos envolvidos
2 – Analisar a repressão
nazista aos judeus
3 – Identificar as
relações sociais
4 – Descrever e analisar
os métodos e mecanismos de resistência
5 – Comentar o desfecho
da história
Junho de 1944. Tadamichi
Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês,
chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista,
Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia
o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em
suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao
contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir,
alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma
fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a
estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha
em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali
vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias
cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos
meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica
dos japoneses.
1 – Analisar as relações
entre norte-americanos e japoneses antes do início do conflito
2 – Descrever as
estratégias de guerrilha utilizadas pelos japoneses
3 – Analisar a ideologia
japonesa quanto a questão da honra na guerra
4 – Descrever as
relações sociais entre os soldados japoneses
5 – Comentar o desfecho
da história
Fevereiro de 1945.
Apesar da vitória anunciada dos aliados na Europa, a guerra no Pacífico
prosseguia. Uma das mais importantes e sangrentas batalhas foi a pela posse da
ilha de Iwo Jima, que gerou uma imagem-símbolo da guerra: cinco fuzileiros e um
integrante do corpo médico da Marinha erguendo a bandeira dos Estados Unidos no
monte Suribachi. Alguns destes homens morreram logo após este momento, sem
jamais saber que foram imortalizados. Os demais permaneceram na frente de
batalha com seus companheiros, que lutavam e morriam sem qualquer ostentação ou
glória.
1 – Analisar a
construção do mito e sua importância para a “soberania” norte-americana
2 – Descrever as
relações sociais entre os soldados norte-americanos
3 – Analisar o destino
dos soldados após a tomada da ilha
5 – Comentar o desfecho
da história
* Orientações:
O trabalho deve ser
feito individualmente.
Manuscrito.
O roteiro é apenas um
norteador, o trabalho pode e deve conter impressões particulares de questões
não apresentadas aqui
PROFESSOR JONNE esta dando erro.raylorrayne
ResponderExcluir